quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PASTA DE DENTE DE ELEFANTE

 
 
 
 
 
Esse experimento se chama ''Pasta de dente de elefante". Tal experimento consiste na produção instantânea de uma espuma a partir da reação da água oxigenada (peróxido de hidrogênio) com iodeto de potássio. O vídeo mostra uma reação de decomposição da Água Oxigenada(H2O2) 120 volumes acelerada por um catalizador, o Iodeto de Potássio. Mistura-se detergente a água oxigenada. Quando o catalizador é acrescentado, o oxigênio liberado forma espuma que sai do recipiende com uma velociade grande, parecendo pasta de dente quando sai do tubo.
Explicação
As soluções de peróxido de hidrogénio são instáveis, apresentando uma decomposição lenta à temperatura ambiente, com formação de água e oxigénio.

2 H2O2(aq) --> 2 H2O(l) + O2(g)
A reação de decomposição pode ser acelerada por aquecimento ou ainda à temperatura ambiente na presença de um catalisador. Uma grande variedade de catalisadores poderão ser utilizados na decomposição do peróxido de hidrogênio como por exemplo dióxido de manganês ou iodeto de potássio, entre outros. Nesta demonstração vai-se utilizar iodeto de potássio. Para evidenciar a velocidade de libertação de oxigênio vai-se adicionar umas gotas de detergente líquido ao peróxido de hidrogênio antes de se adicionar o catalisador. A cinética da reação é dada pelas seguintes equações:
H2O2 (aq) + I- (aq)--> H2O (l)+ IO- (aq)
H2O2 (aq)+ IO- (aq)--> H2O (l)+ O2 (g)+ I- (l).

O procedimento exato dessa experiência se encontra no link do ponto ciência.

Fonte: Ponto Ciência


Um comentário: